Bate aquela vontade: "Quero fazer uma web, quero que ela seja um sucesso!". Só que as vezes não dá certo, pois não tem base do que é escrever. Aqui trouxemos dicas para você fazer uma história de qualidade. Mas uma da autoria da escritora Natth. Confiram as dicas!!!
* Seja alguém apegado a leitura. Ninguém escreve bem sem ler,é com isso que você aprende a conhecer as palavras e a língua como um todo. Procure diversos tipos de livros. Não tenha preguiça!
* Seja alguém apegado a leitura. Ninguém escreve bem sem ler,é com isso que você aprende a conhecer as palavras e a língua como um todo. Procure diversos tipos de livros. Não tenha preguiça!
* Nunca pense em começar algo e "ver onde vai dar",sem ter um ponto em que queira chegar. Tenha definido o tema e, mesmo não pondo muitos detalhes,faça um resuminho do enredo para que você não se atrapalhe depois. Colocar em tópicos os acontecimentos é uma boa opção.Aproveite para montar o ápice,o conflito principal que conhecemos como clímax.
* Liste os personagens e escreva suas características físicas e psicológicas. Aprofunde-se neles e veja se têm potencial para conquistar de alguma forma quem está lendo.
* Fale daquilo que entende ou então pesquise muito antes de abordar um assunto. Fica complicado você escrever uma história sobre ciganos se não sabe nada da cultura deles,por exemplo.
* Analise com cuidado,conforme o tema e público que quer atingir,o tipo de linguagem a ser usada. Dependendo disso é necessário usar uma linguagem culta,coloquial etc. Nesta questão acho que devo ressaltar: mesmo que você esteja usando a linguagem coloquial(informal) evite o excesso de gírias e palavrões - se você puder evitar o uso de palavrões, melhor - pois nós sabemos que fica..."feio".
* Lembre-se que o leitor se enjoa com facilidade,portanto você deve surpreender e deixá-lo com vontade de continuar - o que não é tarefa fácil. Além disso seja original,as pessoas querem ver algo novo e não mais do mesmo!
* Escolha o foco narrativo,ou seja, se vai escrever em primeira ou terceira pessoa. Esse vídeo é perfeito e dá sugestões:
* Quando for escrever as cenas descreva-as com calma. Imagine que está dentro delas e relate o que vê e sente,não seja superficial ( e nem tão demorado a ponto de perder tempo falando de coisas sem importância).
* Mostre,depois de pronta, sua história para alguém. Não vale o tio, a tia, a amiga...estas pessoas podem mentir para não te magoar e você precisa de opiniões sinceras.
* Depois que tudo estiver prontinho leia a história e veja se é necessário fazer alterações:cortar algumas partes,corrigir erros de ortografia etc. Li em um blog uma frase bem coerente que diz que não devemos nos contentar com o que pode melhorar.
0 comentários:
Postar um comentário